A partir de agosto deste ano, o Brasil adotará um novo padrão para tomadas e plugues, que passarão a ter três saídas e três pinos, respectivamente. A mudança, prevista na norma ABNTBR 1.4136/2002, tem como objetivo aumentar a segurança nas residências, prevenindo choques elétricos, uma vez que, com as tomadas de três saídas, uma dela passa a ser destinada o condutor de proteção (fio terra).

A segurança, no entanto, poderá implicar mais gastos para o consumidor. Estimativas da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) prevêem aumento entre 15% e 20% nos preços das tomadas e plugues.

Pelo cronograma do Instituto Nacional de metrologia (Inmetro), o prazo para os fabricantes deixarem de fornecer as peças antigas começa no dia 1° de agosto, com os plugues de dois pinos desmontáveis, e prossegue até 1ª de janeiro de 2010, quando todos os equipamentos devem estar adequados à norma. Após esse período, as tomadas e os plugues em desacordo com o novo modelo serão recolhidos do mercado.

A definição do novo padrão da ABNT contou com a participação de fabricantes, órgãos de pesquisas e entidades que representam os consumidores. Hoje, existem mais de sete modelos de tomadas e plugues comercializados.

Atualmente, também não é obrigatório o fio de terra, e as tomadas de duas saídas permitem o contato com os pinos dos plugues dos eletrodomésticos, o que pode causar choques até fatais.

As instalações de construções iniciadas a partir de outubro serão obrigadas a ter o fio terra nas tomadas, atendendo ao disposto na lei federal 11.337, sancionada no ano passado. Caso contrário, o terceiro pino das tomadas dentro do novo padrão não terá função.

Conforme o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon), João Batista de Azevedo, os construtores já estão se adaptando à nova exigência.

“Vemos com bons olhos essa mudança, porque vai deixar as instalações mais seguras”, afirma Azevedo, lembrando que os curtos-circuitos são a segunda maior causa de incêndio no País.

(Fonte: Veiculado no Jornal A Tribuna de Santos, em 16/05/2007)

Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site:
www.sicon.org.br

 

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais