Casa própria - Mesmo com quitação, mutuário poderá arcar com saldo residual.

Famílias com rendimento mensal entre R$3,9mil e R$4,9 mil, que se beneficiaram na aquisição de um imóvel pela medida recente do Governo Federal, que baixou de 10,16% para 8,66% os juros anuais de financiamento (mais taxa referencial, que gira em torno de 3%), devem atentar para o tipo de parcelamento praticado pelo banco.

Mesmo com uma diminuição nos juros, o comprador pode ficar condenado a quitar sua dívida bem depois do que imagina. Isto porque os bancos e financeiras podem utilizar três tabelas de financiamento de imóveis: a Price, a SAC e a Sacre (Sistema de Amortização Crescente), esta última usada exclusivamente pela Caixa Econômica Federal.

De acordo com o diretor regional da Associação dos Mutuários de São Paulo (AMSPA), José Rodrigues, na tabela Price, a correção de juros ocorre antes do pagamento da parcela mensal. Os índices de correção, portanto, são aplicados em datas diferentes para a prestação e para o saldo devedor. “Isso acaba caracterizando juros sobre juros”, explicou o diretor.

Este tipo de financiamento pode gerar um saldo residual depois que o comprador quitou as parcelas, muitas vezes de valor superior ao preço do imóvel. José Rodrigues lembrou que diversos mutuários já ganharam ações na justiça e não pagaram o saldo residual.

Simulação
Pela tabela SAC, o sistema de amortização linear pode gerar parcelas menores no decorrer do período do financiamento, mas com amortização igual do saldo em todo o período. Já pela Sacre, a última parcela tem valor bem menor. Uma simulação feita pela sede santista da AMSPA, a pedido de A Tribuna, mostrou as diferenças.

Na simulação da tabela Price, o valor das prestações é crescente.

Caixa
Todas as agências da Caixa Econômica Federal atendem até as 18 horas até o próximo dia 1°, para quem quiser tirar dúvidas sobre aquisição de imóveis. Isto porque, nos dias 2 e 3 de junho, a caixa promove o 3° Feirão da Casa Própria.

(Fonte: Veiculado no Jornal a Tribuna de Santos, em 22/05/2007)

Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site:
www.sicon.org.br

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais