Para isso, basta uma boa manutenção e a realização periódica de um check-up. A inspeção predial surge então como a melhor opção de diagnóstico dessas edificações, ajudando a detectar a situação real das instalações elétricas e fornecendo subsídios para uma correta gestão predial, a conservação do patrimônio e a proteção do usuário.

Vamos conhecer um exemplo que traduz a realidade da maior parte das edificações. No ano de 2005 o Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre) avaliou um edifício-amostra e o laudo emitido determinou as condições técnicas funcionais e de conservação das instalações elétricas, com o intuito de direcionar um plano de manutenção e reforma. 

O prédio (localizado em um bairro da zona sul de São Paulo) tem aproximadamente 35 anos e é constituído de dois subsolos, térreo e mais doze pavimentos. São quatro apartamentos por andar, servidos por três elevadores. 

“O critério desta inspeção foi baseado na análise de risco, averiguando fatores como conservação, depreciação, saúde, segurança e funcionalidade dos sistemas, detectando anomalias, classificando-as por seu grau de urgência e indicando soluções”, explica Antonio Maschietto Jr, diretor-executivo do Procobre. “Com base nestes resultados, o síndico tem na mão uma ferramenta para agir corretamente e preventivamente”, conclui. 

Em linhas gerais, foram encontrados problemas considerados críticos (risco iminente contra a saúde e a segurança) e regulares (afetam a funcionalidade e desvalorizam o imóvel).  

Por que fazer a inspeção?
Todos se beneficiam com este tipo de inspeção:

Para o síndico, a vantagem está no conhecimento das reais condições do edifício, o que facilita seu trabalho de manutenção, gera subsídios para argumentar com os moradores e também auxilia na tomada de decisões.

A sociedade em geral ganha com a diminuição dos riscos de acidentes, o aumento do conforto pela possibilidade de instalação de novos equipamentos e a valorização do imóvel.

(Fonte: Site Programa Casa Segura)

Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site:
www.sicon.org.br





























Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais