A exemplo dos veículos, que podem ser guiados mesmo que o motorista não coloque o cinto de segurança, os equipamentos elétricos ou eletrônicos também funcionam sem que o fio terra seja interligado no sistema de aterramento. No entanto, em um acidente é este dispositivo de segurança que poderá garantir a sua sobrevivência. 

Vamos explicar melhor. O choque elétrico pode matar uma pessoa com a passagem de uma pequena quantidade de elétrons (30 miliamperes) pelo coração. Esta corrente (conhecida como corrente de fuga) pode aparecer nos eletrodomésticos devido a uma falha de funcionamento, energizando a carcaça deste equipamento e colocando em risco os usuários.

Você, leitor, nunca presenciou a geladeira, o chuveiro, a máquina de lavar ou outros equipamentos dando um “choquinho” quando se toca em sua carcaça? 

Pois bem, situações como estas podem até mesmo ocasionar a morte de uma pessoa!

Como o próprio nome já indica, o condutor de proteção é o dispositivo que desviará esta corrente perigosa para a terra, evitando acidentes desta natureza. Nem todos os equipamentos necessitam desta conexão com o fio terra, pois alguns já são protegidos de outra maneira. Mas os equipamentos que possuem o terceiro pino na tomada (ou o condutor verde ou verde / amarelo solto atrás dele) devem ter estes mecanismos interligados no sistema de aterramento.

Uma instalação elétrica segura deve dispor de tomadas de 3 pólos (2P+Terra) em toda a sua extensão e todas devem ter o condutor de proteção (fio terra) instalados no terceiro pino para que os equipamentos sejam ligados com segurança. É importante sempre solicitar a um profissional habilitado para realizar este serviço, pois uma instalação elétrica mal feita é tão insegura quanto uma instalação elétrica antiga. 

(Fonte:Edson Martinho é engenheiro eletricista e consultor do Programa Casa Segura)

Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site:
www.sicon.org.br



















Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais