Fusível
Quando um fusível derreter ou fundir, nunca o substitua por moedas, arames, fios de cobre, de alumínio ou qualquer outro objeto. Desligue imediatamente a chave e procure saber qual a causa do incidente. Troque sempre o fusível danificado por um novo, de igual amperagem, e, se possível, troque por disjuntores, que oferecem maior segurança.

Benjamim
Todo cuidado é pouco. Vários aparelhos elétricos no benjamim sobrecarregam a tomada, provocando um superaquecimento dos fios, que podem causar um curto-circuito.

Água ou umidade
Nunca use aparelhos elétricos em locais com água ou umidade, nem com as mãos ou os pés molhados. O choque é inevitável.

Trocar lâmpada
Ao trocar uma lâmpada, nunca toque na parte interna do bocal (soquete). Segure só pelo vidro.

Chuveiro
Nunca mude a chave (verão/inverno – fria/morna/quente) do seu chuveiro se ele estiver ligado. Se você tomar choque ao ligar torneiras e chuveiros elétricos, isso indica que existe um problema de aterramento (fio terra) na instalação.

TV e aparelhos eletrodomésticos
Não mexa no interior dos televisores, mesmo desligados. A carga elétrica pode estar acumulada e provocar choques perigosos. Jamais use garfo, faca ou objetos metálicos em aparelhos ligados, e só limpe esses equipamentos depois de se certificar de que eles estão fora da tomada.

Desligue sempre a chave geral ao fazer qualquer reparo na instalação.

Equipamentos eletrônicos sensíveis, como microcomputadores e aparelhos de fax, precisam de proteção especial (estabilizadores de voltagem, protetores contra descargas elétricas, entre outros).

Crianças
Elas merecem atenção especial! Tenha o máximo de cuidado com seus dedinhos em tomadas. Use sempre protetores nas entradas de energia, e não deixe que elas mexam em fios e aparelhos elétricos ligados.

Fios de alta tensão
Cuidado! Um choque em fios de alta tensão pode ser fatal. Instalar uma antena de TV ou rádio, trabalhos em marquises de casas, podas de árvore embaixo de fios, manuseio de escadas em colheita de frutas, etc. Tudo isso deve ser executado por profissionais experientes.

Queimadas e pipas
Não faça queimadas, muito menos sob as linhas de transmissão. O calor do fogo, mesmo sem atingir os cabos elétricos, pode provocar curto-circuito. Os fios instalados no alto dos postes conduzem eletricidade permanentemente e dão choque elétrico. Por isso eles se encontram em altura segura para os veículos e pedestres que circulam sob a rede. Quanto às pipas, você sabe o perigo que seu filho está correndo quando empina pipas perto das redes elétricas?

Ao empinar pipas próximo a uma rede elétrica, há a possibilidade de que ela se enrosque nos fios, provocando um curto-circuito e causando acidentes graves ou interrupção de energia elétrica aos consumidores usuários dessa rede. Você não precisa proibir seus filhos de empinar pipa. Só não deixe que eles brinquem perto das redes elétricas.

Quando falta energia elétrica
Sempre que acabar a energia em sua casa tenha certeza de que isso ocorreu por uma dessas três origens prováveis:

Interrupção programada
Previstas com antecedência pela CPFL para fazer algum trabalho de reparo na rede. Geralmente acontecem nos finais de semana e a população é informada bem antes, por meio de correspondência (carta) via Correios.

Interrupção acidental na rede
Aqui a interrupção é imprevista e ocasionada por algum acidente na rede de energia elétrica da CPFL. Para descobrir se o defeito é na sua casa, verifique se os vizinhos têm energia elétrica. Não se baseie na iluminação pública, pois ela pode ter um circuito independente e estar acesa se a interrupção for apenas no trecho da rede que fornece eletricidade à sua casa.

Defeito na instalação da residência
O problema tem origem na sua casa. Para identificar a causa, siga os procedimentos abaixo:

1. Comece pela caixa de distribuição. Desligue a chave geral e examine todos os fusíveis. Geralmente o fusível queimado está mais aquecido.
Se ele for de louça, a ruptura na solda, causada pelo excesso de carga elétrica, estará bem visível.

2. Outro método para você identificar o defeito é desligar todas as chaves. Depois, ligue a chave geral e, uma a uma, vá ligando todas as chaves dos circuitos. O defeito poderá estar em um deles, exatamente naquele onde os equipamentos que estão ligados a ele não estiverem funcionando. Se nenhum dos circuitos funcionar, o fusível queimado poderá estar na chave geral ou no medidor de energia.

3. Após identificar o fusível queimado, troque-o e o observe se ele queima de novo. Se isso acontecer, significa que está havendo curto-circuito ou sobrecarga em algum ponto da instalação elétrica. Você deve chamar um eletricista para localizar e reparar o defeito.

4. Se houver um disjuntor do tipo no lugar do fusível, ligue-o novamente.
Em caso de desligamentos seguidos, isso significa que o problema é mais grave e, portanto, você deve procurar a ajuda de um eletricista.

(Fonte: Guia de orientação ao consumidor da CPFL)

Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site:
www.sicon.org.br











Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais