Muitas deficiências na rede elétrica surgem com o passar do tempo e se traduzem em risco para a segurança do imóvel, fazendo também com que antigas construções entrem em processo natural de degradação. Assim a manutenção surge como uma prática capaz de prevenir problemas rotineiros ou solucioná-los antes que se tornem graves. 

A manutenção programada contratada é uma tendência que toma espaço no mercado. Inspeções e verificações periódicas nas instalações elétricas são simples e podem evitar os altos custos de uma reforma. Além disso, peças e elementos construtivos que já demonstram fadiga ou imperfeições devem ser substituídos antes do problema se agravar.

Preventiva ou corretiva?
Cuidados constantes acarretam uma durabilidade maior dos equipamentos e gastos menores, por isso o ideal é fazer uma eficiente manutenção preventiva, a fim de se evitar a corretiva, que custa muito mais. 

A manutenção corretiva trata dos serviços feitos sem cronograma preestabelecido, por mão-de-obra qualificada, utilizando ferramental e material específico, para regularizar o funcionamento de equipamentos e conservação das instalações.

Confira aqui alguns cuidados e orientações:
• Toda e quaisquer modificações deverão ser executadas por profissional tecnicamente habilitado. Não deixe curiosos à frente disso;
• Os quadros de luz deverão ser protegidos dos efeitos de corrosão, sempre vistoriados e pintados com anticorrosivos;
• A manutenção deve ser executada com os circuitos desenergizados (disjuntores desligados);
• Faça a limpeza nas partes externas das instalações elétricas (espelho, tampas de quadros, etc.) somente com pano ligeiramente úmido;
• Quando verificado qualquer problema elétrico, utilize sapatos com sola de borracha e nunca segure dois fios ao mesmo tempo;
• Mantenha a porta do quadro de luz sempre fechada ou trancada, com as chaves próximas em caso de emergência;
• O compartimento dos medidores deverá ser mantido trancado e as chaves em poder do zelador. 

(Fonte: Veiculado no site Programa Casa Segura)



Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site:
www.sicon.org.br



Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais