Existem muitos equipamentos no mercado cuja carcaça é toda ou em parte construída em metal, que é um excelente condutor de energia elétrica. Alguns exemplos são as máquinas de lavar roupas, secadoras, geladeiras, freezer e microondas. Estes equipamentos possuem energia elétrica isolada, mas em alguns casos uma pequena falha pode fazer com que estas carcaças fiquem energizadas, gerando o choque elétrico.

Frequentemente os choques elétricos são subestimados como uma bobagem que não chega a fazer mal a ninguém. Isso é um absurdo, pois muitas vezes o "choquinho" pode ser fatal. O condutor de proteção, como é tecnicamente chamado o fio terra, é um dos dispositivos que ajudam na condução deste choquinho para a terra. Na verdade o que ele faz é permitir uma equalização de potencial de forma a não causar potenciais perigosos, que são os causadores do choque elétrico.

A tomada 2P+T foi implementada primeiramente para equipamentos específicos, ganhando fama com a chegada dos computadores pessoais, que eram fornecidos com este terceiro pino. As pessoas acabaram substituindo algumas tomadas da residência para interligar este equipamento, sem, no entanto fazer o aterramento.

O importante então a salientar é que o terceiro pino (T) deve ter um condutor que esteja ligado ao sistema de aterramento da edificação, pois somente assim ele fará o seu papel, que é o de garantir a segurança das pessoas.

A norma técnica NBR5410 (para instalações elétricas de baixa tensão) obriga o uso de tomadas 2P+T, eliminando por completo aquelas tomadas com apenas 2 pólos. Esta obrigatoriedade vem com a necessidade de promover mais segurança às instalações.

(Fonte: Veiculado no Site Programa Casa Segura - Edson Martinho é engenheiro eletricista e consultor do Programa Casa Segura)

Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site:
www.sicon.org.br

 

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais