A eletricidade é imprescindível nos dias de hoje, proporcionando comodidade e conforto para o nosso cotidiano. Mas junto aos benefícios que traz, essa forma de energia também é um fator de risco para vários acidentes. Destaco aqui a grande ocorrência de choques elétricos, um problema antigo e que continua crescendo apesar da evolução dos dispositivos de proteção, que estão cada vez mais eficientes e acessíveis.

Pergunto então: qual o motivo desta incoerência? Essa praga já não deveria ter sido banida ou ao menos reduzida? Acho que não é tão simples assim, pois a falta de informação sobre o uso da energia e o descaso com os riscos da eletricidade é comum entre a população.

Uma pesquisa realizada pela Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade) com 250 internautas mostrou que cerca de 85% deles já sofreram algum choque elétrico. Pior, estes choques foram em situações simples como ao tomar banho (chuveiro), no uso de eletrodomésticos ou contato com lâmpadas e tomadas. Sem contar relatos interessantes como choque ao jogar água na parede!

Sabemos que um choque elétrico pode matar o que nos leva a concluir que estas pessoas foram salvas por um sopro divino. E que provavelmente sofreram o choque por estar em contato com instalações elétricas mal-dimensionadas e sem os dispositivos de proteção adequados.
Lembre-se: com eletricidade não se brinca! E todo o cuidado é pouco...

(Fonte: Veiculado no Site Programa Casa Segura – Informações transmitidas por Edson Martinho é engenheiro eletricista e consultor do Programa Casa Segura)

Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site:
www.sicon.org.br

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais