Hoje (22/03), Dia Mundial da Água, a sociedade tem uma chance para repensar suas formas de consumo, ao mesmo tempo em que cresce um novo tipo de atividade: o de consultoria para racionalizar o uso em residências, prédios de apartamentos e imóveis comerciais.

Através de um estudo desenvolvido pela empresa H2C Consultoria da Capital, foi apurado que o cidadão brasileiro gasta cerca de 200 litros por dia, quando o ideal seria um total de 40 litros diários.
 
Fundada há quatro anos, a Associação H2Org vem desenvolvendo projetos voltados para um mesmo objetivo: racionalizar o uso da água em todos os setores.
 
Roberto Pedroso Carvalho, um dos integrantes da H2Org, informa que a entidade conseguiu economizar em 60% o uso em um condomínio, tomando algumas medidas de fácil execução. ‘‘Se você mudar o sistema de válvula do vaso sanitário para aquele com caixa acoplada, por exemplo, já será capaz de diminuir substancialmente o consumo da água. Mas o ideal seria que cada unidade do condomínio tivesse um leitor individual de consumo. Só assim o condomínio poderia estabelecer um plano de metas para racionalizar o gasto’’.
 
Segundo Carvalho, o consumo no Estado gira em torno de 66 mil litros por segundo, enquanto o manancial oferece vazão para até 60 mil litros por segundo. ‘‘Tem muita demanda para pouca oferta mesmo. Portanto, o que se deve prezar é o consumo racional e equilibrado da água’’.
 
A mesma opinião tem o engenheiro Paulo Costa, da H2C Consultoria. Para ele, faltam políticas públicas de incentivo ao uso racional. ‘‘É um contra-senso deixar as campanhas educativas a cargo das concessionárias de fornecimento de água. Quanto maior for o consumo, mais elas lucrarão’’.
 
Um programa implantado pela Prefeitura de Nova Iorque, nos Estados Unidos, entre 1994 e 1996, com a troca de bacias e válvulas sanitárias, permitiu uma economia de 288 milhões de litros diários. Os consumidores passaram a economizar até 35% na conta mensal.
 
‘‘Ficou comprovado que é muito mais barato racionalizar do que aumentar a produção. E o interessante é que são ações simples, que podem ser executadas a qualquer momento’’, destacou Costa.
 
Professor do curso de Oceanografia do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), André Belém entende que essas ações só não são colocadas em prática por falta de esclarecimento. ‘‘Não há muita informação e, por isso, não há muitas ações. O campo é vasto mais ainda há muito o que ser preparado’’.

DESTAQUE
Os 10 mandamentos da economia
1.
Quando estiver lavando os pratos com a mão, não deixe a água escorrer. Encha uma vasilha com água de lavar e outra com água de enxaguar.
2. Coloque para funcionar sua máquina de lavar louças ou roupas só quando estiverem cheias. A economia pode chegar a 3.600 litros por mês.
3. Use uma vassoura no lugar de uma mangueira para limpar as calçadas e economize água, tempo e dinheiro.
4. Se o seu chuveiro enche um vasilhame de cinco litros em menos de 15 segundos, troque-o por um modelo mais eficaz.
5. Reduza o tempo de banho em um ou dois minutos para economizar até 540 litros de água por mês.
6. Ao usar a lavadora de roupa, verifique o nível da água para a carga da máquina.
7. Feche a torneira enquanto escovar os dentes e economize até 1.000 litros de água por mês.
8. Feche a água do chuveiro enquanto estiver ensaboando os cabelos e economize até 500 litros de água por mês.
9. Feche a torneira enquanto faz a barba e economize até 1.000 litros de água por mês.
10. Lave seu carro sobre o gramado. Você molhará a grama ao mesmo tempo.
Fonte: H2C Consultoria

(Fonte: Veiculado no Jornal A Tribuna de Santos, em 22/03/2008)

Assessoria de Imprensa do Sicon
Av. Conselheiro Nébias, 472 - Encruzilhada - Santos - SP
Fone/Fax: (13) 3224-9933
Visite nosso site:
www.sicon.org.br











Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais