O centenário da Cruz Vermelha no Brasil e os 91 anos da fundação da filial em Santos foi  comemorado durante toda a semana na cidade. 

O evento começou no último dia 14, com uma solenidade nos jardins da Santa Casa de Santos. Nos dias 15 e 16, o público pode conferir uma exposição de fotos, trabalhos e projetos da Cruz Vermelha na Estação da Cidadania. No dia 17, para encerrar a festividade houve o seminário Condomínios em Segurança “Tendências e Urgências”, no auditório do Mendes Panorama Hotel. 

O presidente do SICON, Rubens Moscatelli, foi convidado para fazer parte da mesa de abertura do evento. Várias autoridades no setor de segurança participaram das palestras. 

Além do presidente do sindicato dos condomínios, Rubens Moscatelli, esteve presente na mesa de abertura o vice-prefeito de Santos e secretário municipal de obras e serviços, Antônio Carlos da Silva Gonçalves, o presidente do IPECS, Alexandre Junqueira, o gestor de segurança empresarial da SABESP, Domingos Augusto Araújo, o vereador Carlos Banha e os representantes da Cruz Vermelha, Sérgio Ricardo de França Coelho e Marcos Aléssio.

Durante o seminário o vice-prefeito, Antonio Carlos, explicou que o número de habitantes não aumentou, porém há um crescimento muito grande de edificações na cidade, o que pode ser preocupante, segundo ele, “Santos tem 420 mil habitantes há 20 anos, mas há uma edificação em massa, e a cidade precisa acompanhar esse crescimento de perto. O município tem uma estrutura plena em iluminação, água e esgoto, porém essa estrutura está envelhecida,”  confessa.

O vice-prefeito afirmou que também há uma preocupação com os edifícios mais antigos, e é por isso que desde 2001 foi criado um laudo de vistoria para marquises e terraços, prédios tortos na orla da praia e prédios que contenham rupturas nos pilares. 
“O objetivo da prefeitura não é multar e sim conscientizar as pessoas a analisar esses itens nos prédios.” 
Segundo Antonio Carlos, acompanhar a estrutura dos prédios deve ser uma prática constante dos síndicos.  Ele alertou, ainda, para outras responsabilidades que os síndicos devem ter como a questão de elevadores e os pára - raios.

NOVIDADES:  Antônio Carlos falou sobre as mudanças que acontecerão na cidade nos próximos meses. 
Será colocado pela primeira vez pára – raios nas torres de iluminação na orla da praia. Falou também sobre as vantagens de se ter gás encanado dentro de casa. E anunciou que a prefeitura fará uma avaliação dos prédios tortos na orla. 
Técnicos farão uma leitura da inclinação dos prédios e a prefeitura junto a Caixa Econômica Federal  pensará em uma nova linha de crédito para que esses prédios sejam reformados. Todo esse levantamento de dados estará pronto em um ano e meio.



SICON:  Para o presidente do SICON, Rubens Moscatelli, o tema segurança deve ser debatido cada vez mais. Segundo ele, os condomínios são os destinos mais comuns da população, mas antes disso  as pessoas devem aprender a morar em condomínios, e nesse sentido o seminário renderá ótimos frutos para todos.

O seminário contou, também,  com a presença do tenente coronel Luiz Carlos Ribeiro, do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, que falou sobre as normas reguladoras de segurança e as medidas de segurança contra incêndio. 




Gilberto Carreiro de Teves (diretor do Sicon), Mônica Marques (síndica do Condomínio Edifício Rivoli) e Rubens Moscatelli (presidente do Sicon). 

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais