Assim como o carro e outros meios de transporte, o elevador também revela muito a respeito de seu proprietário, no caso os condôminos. Pequenas ações podem fazer a diferença no estado de conservação deste equipamento. Portanto, conservá-lo não é, necessariamente, sinônimo de transtornos e muitos gastos.

O primeiro passo para garantir o bom funcionamento do elevador é saber como usá-lo corretamente. De acordo com o gerente de operações regional da empresa Atlas Schindler de São Paulo, Walmor Nery, diversas ações podem prejudicar a máquina, desde chamá-la várias vezes, jogar objetos e lixo no poço (que podem atingir indevidamente alguns dispositivos), até exceder limite de peso que a cabine suporta, que com o tempo pode desnivelar, formando pequenos degraus em relação aos pavimentos.

Educação e bom senso por parte dos usuários também são essenciais não só para a conservação estética, mas também para otimizar a eficiência e a velocidade do transporte. "Para evitar longo tempo de espera, não segure a porta aberta por longo tempo e espere as pessoas saírem para, depois, entrar. Sem dúvida melhorará o fluxo do elevador. E, para diminuir ainda mais o tempo de espera, o condomínio pode adotar um tipo de sistema que aciona apenas a cabine mais próxima do andar em que foi chamada", explica Walmor Nery.

Mas o que fazer para evitar os atos de vandalismo e até mesmo ações que infrinjam a lei, como fumar dentro da cabine? A resposta é simples: "Uma cabine com boa aparência, sempre limpa e em ordem, deixa os passageiros mais  constrangidos  em  danificar algum componente, inibindo o vandalismo. Além disso, as instalações de uma câmera e de um espelho também ajudam a inibir e distrair o usuário".

Manutenção - Segundo Walmor Nery, uma manutenção preventiva deve ser realizada mensalmente. "Nas inspeções são feitas verificações de todos os sistemas de segurança, correções e lubrificações necessárias.

Quanto à vida útil de um elevador, nossas experiências mostram que um elevador com mais de 20 anos já começa a apresentar problemas que não podem ser solucionados apenas com a manutenção preventiva ou corretiva. Para não deixarmos que o equipamento entre nessa fase mais crítica, sugerimos que nossos clientes pensem em modernizar seus elevadores quando esses estão com 10 anos de funcionamento", aconselha.

Serviço

A Atlas Schindler fica na rua Campos Melo, Macuco, em Santos. Tel.: (13) 3228-5322. www.atlas.schindler.com 

(Matéria publicada no Jornal da Orla)

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais