Implantado há oito anos na Cidade, o Procon de São Vicente fez mais de 100 mil atendimentos. O órgão registra a média mensal de mil consultas, entre esclarecimentos de dúvidas e formalização de queixas.

"A educação para o consumo é a nossa prioridade, pois a meta é formar um consumidor consciente, crítico e participativo", disse a coordenadora do Procon vicentino, Roseli Andreassa. De acordo com ela, lideram o ranking de reclamações os fabricantes de celulares, em termos de produtos.

Contou ainda que diariamente são recebidas, pelo menos, dez reclamações sobre os aparelhos, a maior parte relacionada a defeitos de fábrica. "Nestes casos, nos baseamos no Artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, que prevê o prazo máximo de 30 dias para o conserto".

Passado o período, o consumidor pode exigir a troca do aparelho ou pedir a restituição integral do valor pago, desde que o reclamante apresente os documentos que comprovem a compra.

Ainda nesta categoria, a lista de queixas segue com eletro-eletrônicos e eletrodomésticos, móveis e equipamentos de informática,principalmente computadores. Já em termos de serviços essenciais, as empresas de telefonia, fixa e móvel, também são campeãs de reclamações.

A coordenadora destacou que a conciliação sempre é o caminho buscado pelo Procon, cujo índice gira em torno de 90% no órgão vicentino. O consumidor aguarda duas etapas para ver o problema resolvido: o atendimento preliminar, que tenta a solução de imediato; e a carta informal preliminar, uma segunda oportunidade de a empresa atender ao comprador de forma satisfatória.

SERVIÇO O PROCON DE SÃO VICENTE FICA NA AVENIDA CAPITÃO MOR AGUIAR, Nº 695, NO CENTRO. ATENDE DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 9 ÀS 17 HORAS. O TELEFONE PARA MAIS INFORMAÇÕES É 3467-7372.

(Matéria publicada em A Tribuna - 16/08/2008)

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais