Seja em nome do bem-estar, economia ou praticidade, eles colaboram para um trânsito menos turbulento e, de quebra, ajudam o meio ambiente. E hoje é dia deles, o Dia Nacional do Ciclista.

Com uma bicicleta de quase dois metros de altura, o estivador aposentado Wilson José Ferreira, 67 anos, é famoso em seu bairro, a Vila São Jorge. "Comecei a pedalar há 25 anos, quando parei de fumar, também", relembra, "Antes sentia um cansaço violento, mas o fim do cigarro e o início dos exercícios me transformaram em outra pessoa", conta.

Apesar de ter carro, ele nem lembra a última vez que dirigiu. "Está na garagem, com uma porção de coisas que eu guardo dentro", disse.

Outro que decidiu trocar o volante pelo guidom é o radialista Firmino Sérgio Moura, 45 anos. Há cinco ele aboliu o carro da sua rotina diária. "O trânsito é uma guerra velada. Bicicleta dá uma sensação de liberdade, é muito melhor", define.

O percurso diário para o trabalho é de cerca de 20 minutos. "Não deu para largar o carro definitivamente, mas a prioridade é a bicicletachr39chr39. É isso que procuro passar para o meu filho de 15 anos", destacou.

Pode-se dizer que o porteiro Anderson Conceição, de 29 anos, é da mesma tribo de Wilson e Firmino Sérgio, mas tem algumas diferenças. A principal delas é o total desinteresse por carros. Anderson sequer tem carteira de habilitação. Diariamente, ele pedala da Vila Margarida, em São Vicente, onde mora, à Vila Mathias, em Santos, onde trabalha, uma hora e vinte minutos de pedaladas diárias, entre ida e volta.

Presidente da Associação Brasileira de Ciclistas, Jessé Teixeira Félix contabiliza cerca de 130 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas na Baixada Santista, espalhadas por Santos, São Vicente, Guarujá e Praia Grande. Para ele, o ideal seria todos os municípios da Baixada Santista aprovarem, em forma de lei, os Sistemas Cicloviários. Entre outras coisas, o mecanismo garantiria que bens públicas (viadutos, ruas) e particulares (shoppings e estádios) tivessem acessos diretos para ciclovias.

BICICLETÁRIOS

Se a Cidade já conta com extensa rede de ciclovias, ainda há carência de locais destinados exclusivamente ao estacionamento de bicicletas ­ os chamados bicicletários. Um projeto de lei complementar (PLC) aprovado ontem na Câmara, em primeira discussão, estabelece a criação dessas áreas específicas nos equipamentos municipais.

"O projeto incentiva o hábito de usar a bicicleta, possibilitando ao cidadão ter um local para estacionar seu veículos com segurança", defende o autor da matéria, vereador Braz Antunes (PPS).

A proposta intensifica o teor de uma legislação anterior, de 1999. De acordo com o PLC, todos os esquipamentos públicos deverão contar com o bicicletário. Fazem parte da listagem o Paço Municipal, a Câmara, os postos de salvamento da praia, a estação rodoviária, além de escolas, parques e unidades de saúde.

O projeto estabelece ainda que a Prefeitura incentive a instalação de estacionamentos de bicicletas em shopping centers, supermercados e outros estabelecimentos.

Antunes diz que as características da Cidade favorecem o uso da bicicleta. "Santos é quase toda plana". O vereador defende que o veículo possibilita desafogar o trânsito nasruas, não polui e traz benefícios para a saúde. 

(Matéria publicada em A Tribuna - 19/08/2008)

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