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Leia maisSeja em nome do bem-estar, economia ou praticidade, eles colaboram para um trânsito menos turbulento e, de quebra, ajudam o meio ambiente. E hoje é dia deles, o Dia Nacional do Ciclista.
Com uma bicicleta de quase dois metros de altura, o estivador aposentado Wilson José Ferreira, 67 anos, é famoso em seu bairro, a Vila São Jorge. "Comecei a pedalar há 25 anos, quando parei de fumar, também", relembra, "Antes sentia um cansaço violento, mas o fim do cigarro e o início dos exercícios me transformaram em outra pessoa", conta.
Apesar de ter carro, ele nem lembra a última vez que dirigiu. "Está na garagem, com uma porção de coisas que eu guardo dentro", disse.
Outro que decidiu trocar o volante pelo guidom é o radialista Firmino Sérgio Moura, 45 anos. Há cinco ele aboliu o carro da sua rotina diária. "O trânsito é uma guerra velada. Bicicleta dá uma sensação de liberdade, é muito melhor", define.
O percurso diário para o trabalho é de cerca de 20 minutos. "Não deu para largar o carro definitivamente, mas a prioridade é a bicicletachr39chr39. É isso que procuro passar para o meu filho de 15 anos", destacou.
Pode-se dizer que o porteiro Anderson Conceição, de 29 anos, é da mesma tribo de Wilson e Firmino Sérgio, mas tem algumas diferenças. A principal delas é o total desinteresse por carros. Anderson sequer tem carteira de habilitação. Diariamente, ele pedala da Vila Margarida, em São Vicente, onde mora, à Vila Mathias, em Santos, onde trabalha, uma hora e vinte minutos de pedaladas diárias, entre ida e volta.
Presidente da Associação Brasileira de Ciclistas, Jessé Teixeira Félix contabiliza cerca de 130 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas na Baixada Santista, espalhadas por Santos, São Vicente, Guarujá e Praia Grande. Para ele, o ideal seria todos os municípios da Baixada Santista aprovarem, em forma de lei, os Sistemas Cicloviários. Entre outras coisas, o mecanismo garantiria que bens públicas (viadutos, ruas) e particulares (shoppings e estádios) tivessem acessos diretos para ciclovias.
BICICLETÁRIOS
Se a Cidade já conta com extensa rede de ciclovias, ainda há carência de locais destinados exclusivamente ao estacionamento de bicicletas os chamados bicicletários. Um projeto de lei complementar (PLC) aprovado ontem na Câmara, em primeira discussão, estabelece a criação dessas áreas específicas nos equipamentos municipais.
"O projeto incentiva o hábito de usar a bicicleta, possibilitando ao cidadão ter um local para estacionar seu veículos com segurança", defende o autor da matéria, vereador Braz Antunes (PPS).
A proposta intensifica o teor de uma legislação anterior, de 1999. De acordo com o PLC, todos os esquipamentos públicos deverão contar com o bicicletário. Fazem parte da listagem o Paço Municipal, a Câmara, os postos de salvamento da praia, a estação rodoviária, além de escolas, parques e unidades de saúde.
O projeto estabelece ainda que a Prefeitura incentive a instalação de estacionamentos de bicicletas em shopping centers, supermercados e outros estabelecimentos.
Antunes diz que as características da Cidade favorecem o uso da bicicleta. "Santos é quase toda plana". O vereador defende que o veículo possibilita desafogar o trânsito nasruas, não polui e traz benefícios para a saúde.
(Matéria publicada em A Tribuna - 19/08/2008)
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