Com a chegada da primavera, os jardins externos de condomínios exigem uma atenção especial, para que as flores e plantas dêem o seu espetáculo e se preparem para os dias mais quentes, no verão.

A primavera está se aproximando, e, portanto, é importante que se tenham alguns cuidados para que a chegada desta estação seja sinônimo de beleza e exuberância do jardim de condomínios, independentemente do seu tamanho. Hoje, com a atenção voltada para a preservação ambiental e investimentos na qualidade de vida dos que moram em cidades, o cultivo de plantas e flores em ambientes residenciais é mais que uma opção: é uma necessidade. Por meio de um estudo paisagístico, é possível criar ambientes mais agradáveis, como espaços de convivência, tanto para os adultos, os jovens, as crianças, quanto para os idosos, aproveitando de maneira eficiente as áreas de uso comum nos condomínios.

Nas residências, geralmente se trabalha sobre o terreno natural, e nos condomínios, principalmente os verticais, o projeto é desenvolvido sobre laje, a qual geralmente serve de cobertura para as garagens, nos subsolos. Isso necessita de cuidados especiais, como a impermeabilização dessas lajes, a qual deve ser feita com manta asfáltica, e sempre com a consultoria de empresa especializada. Além disso, deve-se tomar alguns cuidados quanto às espécies escolhidas para a composição dos jardins, principalmente com relação ao porte (muitas vezes os espaços são pequenos), às raízes (para que a impermeabilização não sofra danos), e à insolação (importante para o desenvolvimento das espécies). Assim, é interessante que haja a consultoria de profissional qualificado, seja ele um arquiteto ou um paisagista.

OS JARDINS NA PRIMAVERA

Teoricamente, o replantio de espécies pode ser feito em qualquer época do ano. Mas, na prática, a melhor época para este trabalho, sem dúvida, é na primavera. Recomenda-se não trocar uma planta de um vaso pequeno para um vaso muito grande: o ideal é mudá-la para um vaso só um pouco maior que o atual, pois, dessa forma, a planta irá se adaptar com mais facilidade. Também é na primavera que se deve adubar as plantas ornamentais, pois as roseiras, por exemplo, começam a florescer com mais intensidade. Nessa época os pulgões adoram atacar os novos brotos para se alimentar da seiva da planta. Para prevenção, é recomendado pulverizar calda de fumo com sabão a cada 20 dias.

“Por meio de um estudo paisagístico, é possível criar ambientes mais agradáveis, aproveitando de maneira eficiente as áreas de uso comum nos condomínios”

É bom escolher entre o esterco de gado bem curtido, a farinha de osso e a torta de mamona. O NPK 4-14-8 é outra boa opção. É imprescindível seguir sempre a dosagem indicada pelo fabricante. Além disso, é importante regar constantemente as flores depois da adubagem, pois a água ajuda a diluir o produto e melhora sua incorporação ao solo.

Para cada região, flores mais adequadas ao clima. Plantar amor-perfeito em regiões quentes e no verão, por exemplo, é forçar a natureza, pois flores anuais necessitam, em maior ou menor intensidade, da luz solar direta. Caso não conheça a espécie a ser usada, solicite informações ao seu fornecedor de mudas.

GRAMADO E SOL

Na primavera, as temperaturas voltam a ficar mais altas, expondo as flores e o gramado aos raios solares. Se não for feito um trabalho mais intensivo neste período, no Verão o gramado dos jardins pode sofrer queimaduras, comprometendo os investimentos feitos nos jardins. O cuidado mais importante é regar o gramado com quantidades adequadas de água: nem muito, nem pouco: inicialmente a água deve ficar, pelo menos, 1-1,5 polegada de água, aumentando esta quantidade à medida que os dias ficam mais quentes, ou quando o gramado começar a amarelar. É preferível regar o gramado no período da manhã à noite para evitar fungos e doenças em gramados.

(Fonte: Folha do Síndico)

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais