SÃO PAULO - Atualmente, existem em São Paulo cerca de 40 mil condomínios e 16 milhões de pessoas morando em edifícios. Apesar do número expressivo, em metade dos prédios da cidade, não há comprometimento com a inspeção predial, medida preventiva, cuja finalidade é assegurar a vida patrimonial e de seus moradores e que gira em torno de 1% a 2% do valor mensal da taxa de condomínio.

A inspeção predial preventiva é aconselhada a cada dois anos para prédios de até 10 anos de construção. De acordo com o Ibepe/SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia), é muito comum encontrar prédios que estejam com a validade dos extintores vencida ou com mangueiras furadas.

Incêndio

Ainda conforme o Instituto, as causas mais comuns de incêndios em prédios são curtos-circuitos, descargas elétricas e falta de equipamentos que possam controlar os incêndios. "Cerca de 80% dos incêndios acontecem por falta de manutenção ou de inspeção predial na instalação elétrica", confirma a Coordenadora da Câmara de Inspeção Predial do instituto, Marli Lanza Kalil.

Pelo novo Código Civil, o culpado pela negligência na inspeção predial é o síndico. Além disso, ele também é o responsável pela contratação do seguro obrigatório de condomínio, cuja não contratação pode gerar uma série de complicações, como multa equivalente a 10% da importância segurada ou R$ 1 mil, quando o valor do seguro for menor.

 

Fonte: InfoMoney

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais