Termina nesta sexta-feira a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Rubéola. A mobilização, que teve início em 9 de agosto, seria encerrada em 12 de setembro, mas foi prorrogada na tentativa de atingir a meta de imunizar 70 milhões de pessoas.

De acordo com o Ministério da Saúde, o governo federal não pretende prorrogar novamente o prazo, mas cada estado ou município fica liberado para definir o encaminhamento da vacinação. Apesar do fim da campanha, a dose de imunização contra rubéola continua disponível nos postos de vacinação.

Até quinta-feira, em um balanço preliminar, 82,32% da meta havia sido cumprida, o que corresponde a mais de 57 milhões de pessoas. Entre os homens, foco da campanha deste ano, 78,76% já foram vacinados. Já entre as mulheres, 85,83% foram imunizadas. Devem ser imunizados homens e mulheres de 20 a 39 anos.

Doença

Dados do Ministério da Saúde mostram que, nos últimos dois anos, surtos de rubéola foram registrados de forma dispersa em todo o País. Em 2007, foram registrados 8.407 casos, sendo 161 em mulheres grávidas. Vinte recém-nascidos foram diagnosticados com Síndrome da Rubéola Congênita (SCR), que causa cegueira, surdez, retardo mental e cardiopatias, entre outras sequelas.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, todos devem ser vacinados, independente do histórico de vacinação ou doença anterior. Para isso, basta ir a um posto e levar o cartão e a carteira de identidade


Fonte: Jornal A Tribuna - 19/09/2008

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais