Mais uma ocorrência em condomínio neste mês de outubro, onde os ladrões se aproveitaram de falhas dos funcionários de portaria para invadir o prédio e promover arrastão em um condomínio na região central da capital.

A matéria foi veiculada da seguinte forma: Um porteiro de 50 anos, que pediu para não ser identificado, contou que um dos criminosos se aproximou da entrada do edifício da Alameda Campinas, com roupa semelhante à de porteiro e disse que faria o teste para a vaga. Assim que conseguiu entrar, deu passagem aos outros bandidos, que entraram em um Gol e um Siena. Muitos usavam capuzes. O assalto foi por volta de 6h30 e durou até umas 8h. O funcionário do prédio disse que as 15 câmeras do circuito interno de TV não estavam funcionando. O equipamento, segundo as vítimas, fica em pontos estratégicos e poderia ajudar a polícia na investigação. (Fonte Site G1 de 13/10/08). Ao observar o assalto ocorrido no condomínio citado acima foi constatado que, na grande maioria das vezes, a entrada se dá pela portaria principal do prédio, onde os porteiros, por desatenção ou mesmo inexperiência, foram enganados pelos meliantes e o outro tanto se deu pelo descuido das pessoas em não fiscalizar o funcionamento dos equipamentos eletrônicos.

Como podemos observar, mais uma vez, a utilização do CFTV é de suma importância, pois por meio deste é que se pode prevenir e até inibir atos de vandalismo ou qualquer outro delito que possa ocorrer no interior das edificações.

Todos estes problemas estão intimamente relacionados com a falta de treinamento destes profissionais, visto que muitos síndicos acham desnecessário gastar com cursos específicos, buscando uma especialização. Ledo engano, pois onde existem pessoas prestando serviços para outras, a única forma de se modificar comportamentos distorcidos é através de um bom treinamento, que deixa de ser um gasto para ser um excelente investimento, visto que o retorno vem através de uma maior qualidade na mão-de-obra de portaria, acarretando, com isto um nível satisfatório de segurança para todos condôminos.

 


Fonte: SindicoNews - Por José Elias de Godoy, especialista de Segurança em Condomínios e autor dos livros “Manual de Segurança em Condomínios’’ e “Técnicas de Segurança em Condomínios”.

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais