A instalação de hidrômetros individuais é a forma mais justa de utilização da água já que cada cliente paga apenas o que consome, mais a parte que lhe cabe pelo uso comum no condomínio. Esse é o entendimento da Sabesp, que em dezembro do ano passado deu início à operação de medição individualizada em condomínios residenciais e comerciais de todos os municípios paulistas que atende.

Em Santos, desde então, mais de 15 representantes de prédios antigos consultaram o engenheiro mecânico Roberto Pedrosa Carvalho, da Hidro Tech, único na Baixada especializado e cadastrado pelo Programa ProAcqua, da Sabesp, que capacita profissionais para fazer a individualização da cobrança de água no Estado. Por enquanto, nenhum ainda fechou contrato. Em São Paulo, a legislação obriga a instalação de hidrômetros individuais em construções novas. Aqui, ainda não é obrigação, mas algumas construtoras já se anteciparam e adotaram o sistema.

A maior dificuldade encontrada para a medição individual é que, em prédios já construídos, a obra de instalação dos hidrômetros mostra-se inviável devido ao custo elevados. Em empreendimentos novos, a solução é mais fácil, pois os hidrômetros individuais podem ser previstos na concepção do projeto arquitetônico.

Caso o condômino decida implantar em prédios antigos, o sistema de medição individual não sai por menos do que R$ 1.500,00 por morador. Segundo Carvalho, o valor poderia ser menor se o Governo Federal reduzisse a carga tributária dos equipamentos (hidrômetro, válvulas, etc). "Essa medida iria contribuir para que o custo caísse e também para um melhor controle do consumo de água por parte das pessoas", comentou.

Fonte: Jornal A Tribuna

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais