A categoria formou associação cujo primeiro objetivo é ajudar a proteger os condomínios de assaltos e ‘arrastões’ Criada há quatro meses, a Associação de Síndicos e Condôminos de Bauru está preocupada em evitar roubos a prédios e arrastões que têm sido registrados em grandes centros, como São Paulo. A entidade, que será oficialmente apresentada à sociedade no próximo dia 31, quer preparar os síndicos para que adotem medidas que evitem os assaltos.

Para isso, nesta data, a comissão provisória da entidade promoverá uma palestra sobre segurança, a partir das 19h30, no salão de festas do condomínio Vila Inglesa. A palestra será ministrada pelo tenente da Polícia Militar (PM) Gustavo Cardoso Xavier, comandante da Base Centro. Ela é gratuita e aberta a todos os síndicos e moradores interessados.

“Existem associações que dizem que segurança não é nossa responsabilidade. Eu discordo disso, pois somos co-responsáveis pela segurança. Não adianta a PM colocar seu efetivo na rua e nós deixarmos as portas das casas abertas”, afirma o síndico e integrante da associação Omar Fayad.

Por meio de uma parceria com a PM, a iniciativa quer fazer com que os síndicos, moradores e trabalhadores dos condomínios tenham uma visão de segurança. “Se você consegue uma promoção junto aos órgãos competentes é possível oferecer cursos de treinamento aos trabalhadores”, afirma o engenheiro e síndico, também membro da entidade, Francisco Monteiro.

Além disso, a associação quer conscientizar os moradores. Segundo o tenente Gustavo, o problema não está apenas na atitude do porteiro ou qualquer outro funcionário do condomínio, mas também nos próprios condôminos. “Muitos querem exceções e acham que atitudes como pedir documentos, anotar nome e placa de carro são invasoras”, explica.

Segundo o tenente, o objetivo da palestra é promover a padronização de procedimentos entre os condomínios. “Os funcionários e os moradores precisam saber como agir para manter a segurança do local em todos os aspectos”, afirma Gustavo.

A palestra já foi ministrada em associações de moradores da cidade e em alguns prédios a pedido das administradoras de condomínio. “A PM tenta antecipar as ações, por meio da informação, para que não ocorram problemas de assaltos. Em Bauru, não temos registrado ocorrências de arrastões, apenas roubos e furtos isolados”, revela o tenente Gustavo.

Quando estiver consolidada e com a comissão permanente, a associação quer montar uma cartilha com todas as regras e ações que devem ser seguidas. “O morador precisa entender que segurança não combina com pressa. Então, vamos trabalhar em cima disso”, conta Monteiro. “Nós também estamos nos antecipando para ter segurança, pois não adianta trancar a porta depois que os ladrões entraram”, complementa.

Além da segurança, a Associação dos Síndicos e Condôminos quer promover ações para baratear os custos de prestação de serviço, do próprio condomínio, por meio de uma união entre os condomínios e a padronização dos procedimentos.

Fonte: Jornal da Cidade de Bauru

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais