Não é apenas de planilhas, convenções e atas que se faz um condomínio. Esse foi o motivo que levou o Sindicato dos Condomínios Prediais do Litoral Paulista (Sicon) a abordar, entre outros assuntos, a violência doméstica e a saúde sexual feminina no primeiro encontro de seu ciclo anual de palestras.

Os temas não habituais no mundo dos condomínios foram escolhidos por ter relação direta não com questões administrativas, mas com a parte principal desse meio. “O condomínio é formado de pessoas, por pessoas e para elas. Então, nada mais coerente do que, em meio às questões administrativas e jurídicas, falar um pouco de relacionamento humano”, explica o advogado Rubens José Reis Moscatelli, presidente da entidade.

Os homens e mulheres presentes na reunião apoiaram a iniciativa por conta da abrangência do tema. A síndica do condomínio Edifício Estuário, Lauricia Ferreira Sandoval, afirma que as palestras a ajudarão na convivência condominial. “Os conceitos mostrados pela delegada e pela psicóloga nos fazem entender melhor porque tantas pessoas ainda têm dificuldade em aceitar uma mulher como síndica. E isso me dá forças para continuar. Agora sei que se a gente desiste, a luta só fica mais dura para quem vier depois”.

Eloisa Dias, outra participante do evento, diz ter ficado encantada com o fato de as palestras não serem inteiramente voltadas a questões condominiais. “Tudo o que abrange o relacionamento humano é muito importante e o Sicon entendeu isso. Parabéns pela iniciativa. É a primeira vez que participo desse evento, mas, com certeza, não será a última”.

As palestrantes foram a delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Praia Grande, Edna Pacheco, que falou sobre violência doméstica e Lei Maria da Penha, e a psicóloga Dorian Rojas, responsável pela coordenadoria de DSTs/Aids de Praia Grande, que abordou a saúde sexual feminina como um direito.

A abertura do evento foi realizada por Maria Aparecida Jesus de Carvalho, advogada do Sicon. No encerramento, o presidente da entidade ficou à disposição do público para responder questões diversas sobre condomínios.


Fonte: Assessoria de Imprensa do Sicon

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais