Atualmente no Brasil, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é caracterizado por atividades voltadas ao lazer do trabalhador, como apresentações musicais e confraternizações. Em geral, alguns comícios pontuam a data, muito mais como tradição, do que propriamente como um convite à luta.

Situação muito diferente da época em que a data foi instituída, com o objetivo de concentrar esforços para lutar por uma jornada de trabalho de oito horas diárias.

A criação do Dia do Trabalhador ocorreu durante uma reunião da organização global de partidos social-democratas, socialistas e trabalhistas, conhecida como “Segunda Internacional Socialista”, em 20 de junho de 1889, em Paris.

O dia 1º de maio foi escolhido em homenagem às lutas sindicais que aconteceram três anos antes, em Chicago, nos Estados Unidos. Lá, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho e, nesse mesmo dia, aconteceu a grande greve geral dos trabalhadores em todo país.

De acordo com alguns registros, no Brasil a data é comemorada desde o ano de 1895. Mas, só foi oficializada em setembro de 1925.

Fatos importantes ocorridos em 1º de maio no Brasil

Em 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família como moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer.

Em 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

O Sicon deseja a você um ótimo feriado!

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais