Começam nesta quarta-feira (13) as inscrições para a sexta edição da campanha "Lixo no Lixo, Cidade no Capricho". Interessados em participar poderão se cadastrar na página www.atribuna.com.br/lixonolixo. A intenção é estimular a conscienti- zação sobre a preservação ambiental, com atividades em escolas da Baixada Santista.
 
Neste ano, o recolhimento de garrafas pet (usadas para refrigerantes) será prioridade. Cada escola inscrita receberá recipientes coletores (bags), cada um deles com capacidade para cerca de 180 garrafas de 1,5 litro a 2 litros.
 
Periodicamente, os coletores serão aferidos pela empresa que cuidará da reciclagem do material. Quanto mais peso tiver, maispontos a escola ganhará. O colégio vencedor ganhará uma festa de Halloween (Dia das Bruxas).
 
No site, os participantes poderão enviar fotos de artesanato feito com garrafas pet. O autor do melhor deles receberá uma máquina fotográfica.
 
Outraforma de atuar na campanha é se inscrever no concurso de redação, cujo tema serão as formas de preservação do meioambiente. Um microcomputador será o prêmio para o autor do melhor texto. Ainda: qualquer pessoa poderá mandar vídeos em que crianças estejam dançando o jingle (música) da campanha. O material será veiculado na internet. E o site também conterá uma seção interativa para crianças e educadores, com dicas e jogos. A divulgação dos ganhadores e a premiação ocorrerão em outubro. A campanha Lixo no Lixo, Cidade no Capricho é uma iniciativa de A Tribuna, com patrocínio de Rodrimar, Terracom e apoio da Marim Gerenciamento de Resíduos.

IMPORTÂNCIA
A diretora de Marketing de A Tribuna, Renata Santini Cypriano, ressalta o valor de campanhas do tipo com o fato de que "o volume de lixo descartado nas ruas é muito grande. Nossamissão é orientar a população, principalmente as crianças, para os problemas que esse descarte acarreta, como entupimento dos bueiros e contaminação das praias".
 
Na avaliação do Departamento de Marketing da Rodrimar, a campanha contribuirá com a preservação ambiental e a conscientização sobre a importância da coleta seletiva, sobretudo, ao se pensar nas próximas gerações.
 
Carlos Marcelo Pousada, gerente ambiental da Terracom, avalia que, além de se destacar o descarte adequado de material reciclável, a gincana mostra que "o lixo também pode ser transformado em outros produtos, além de ser um fator importante para a geração de renda".
 
Diretor da Marim Gerenciamento de Resíduos, Mario Hayama Júnior citou a campanha de 2008, quando se arrecadou, em colégios, óleo de cozinha usado. E espera bom resultado, neste ano, com as garrafas pet. "As crianças exercem um papel fundamental neste projeto, pois transmitem seu conhecimento para os pais".

Fonte: Jornal A Tribuna

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