Esta época do ano cresce a incidência de uma doença antiga e frequente: a gripe. Quem ainda não se vacinou deve aproveitar a prorrogação do prazo da Campanha de Vacinação contra a Gripe para o Idoso até 22 de maio, sexta-feira. A vacina está sendo aplicada gratuitamente nos postos de saúde para quem tem mais de 60 anos.

Até a última terça-feira, mais de 171 mil idosos na Baixada Santista haviam sido imunizados, segundo levantamento da Secretaria do Estado da Saúde, o que equivale a 85,5 % do total de pessoas nessa faixa etária na região. A gripe pode ser perigosa, principalmente para crianças e idosos, e mata milhares todos os anos, em conseqüência de complicações, como a pneumonia e outras infecções.

Sem pânico - A gripe suína, embora preocupante, não traz mais riscos que a gripe comum — sua letalidade é um pouco maior, mas atinge os mesmos grupos que correm mais perigo com a gripe comum: crianças a partir de seis meses de idade, idosos (segundo a classificação do Ministério da Saúde, pessoas acima de 60 anos), adultos com problemas de pulmão (asma, efizema etc.), gestantes a partir do 3º mês e pessoas com doença que possibilite complicações.

A transmissão da gripe suína (ou gripe A) está diminuindo no mundo todo. Daí, alertam os médicos, deve-se evitar o pânico com a gripe comum ao outono e início de inverno, confundindo-a com a gripe suína.

E mesmo considerando que não há ainda uma vacina específica para essa gripe, a vacinação que está sendo feita ajuda a arrefecer os problemas com qualquer vírus, mesmo no caso da gripe suína.

Fonte: Jornal da Orla

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais