Já pensou em colher feijões, tomates e alfaces no seu apartamento? A ideia pode parecer estranha, mas faz parte de uma tendência mundial. Livros, sites, exposições e cursos estão surgindo de Tóquio a Nova York. Cada um adapta o princípio da agricultura urbana a sua realidade. Se não tem varanda, usa-se a janela. Onde nem isso é viável, o telhado vira uma horta.

São os chamados chr39green roofschr39, ou telhados verdes, uma tendência forte na Europa e com adeptos pelo mundo todo. Além de trazer o verde para regiões muito adensadas, ele ainda absorve parte da água da chuva, contribui para dispersar a poluição e ainda traz conforto acústico.

No Brasil, já existe até uma chr39Associação de Telhados Verdeschr39 (www.atvbrasil.com.br). "É uma ideia excelente", afirma o professor Plínio Tomaz, autor da norma brasileira para captação de água de chuva.

"Além de melhorar o árido aspecto que caracteriza os centros urbanos, os telhados verdes também ajudam a diminuir o calor", explica o pesquisador.

HORTA
Mas quem não pode ou não tem um telhado para fazer esse tipo de intervenção pode optar por uma horta. "Quem conhece a satisfação de comer algo que você plantou e colheu, vai sempre ter uma horta". A afirmação é do arquiteto e ecopaisagista Du Zuppani.

Para ele, é preciso quebrar essa barreira de que apartamento só permite plantas ornamentais. Zuppani garante que com um pouco de boa vontade e utilizando materiais simples, "é possível ter uma horta mesmo em um condomínio", afirma.

O primeiro passo é buscar um cantinho que bata sol em algum horário do dia. Quanto mais tempo de sol e espaço de área ensolarada, maior será a diversidade à disposição dos jardineiros de apartamento. Principalmente se a opção for legumes, verduras e hortaliças, que precisam de maior espaçamento entre as sementes (ou mudas) e muita luz natural.

Já as aromáticas, além de se contentarem com o menor dos espacinhos, crescem mesmo sem a incidência solar direta. "Basta que haja claridade natural na maior parte do dia. Ventos fortes e constantes não ajudam".

FAZENDA NA JANELA
Bom, agora que você já identificou os locais da sua futura horta, não vá desanimar se o seu pezinho de rúcula não vingar. Pode ser que ele esteja passando pelo chamado `período da sondagemchr39.

"É como um período de adaptação. Por isso, planta em apartamento não tem lugar definitivo. É ela (a planta) que irá achar o canto certo", explica Zuppani.

O material de trabalho é bastante simples e o custo é baixo. "Vasos com boca a partir de 20 centímetros já servem para começar. Mas é possível reutilizar materiais como caixas longa-vida ou garrafas PET. Tudo começa em criar o espaço, em ser criativo".

Em Nova York, por exemplo, duas amantes da jardinagem criaram um projeto chamado `Window Farmchr39 (algo como Fazenda na Janela).

Para isso, Britta Riley e Rebecca Bray usam materiais simples, como garrafas, copos e tubos plásticos - além de terra, adubo orgânico e pedras. A luz que passa pela janela faz o resto. (windowfarms.org).

Fonte: Jornal A Tribuna

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais