O Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, anunciou que o fumo será proibido em todas as áreas comuns do condomínio a partir desta quarta-feira (22), antes mesmo que a lei antifumo passe a vigorar no estado de São Paulo, o que só deverá ocorrer em 7 de agosto. De acordo com a administração do prédio, a medida valerá inclusive para os terraços e trechos da calçada sob as marquises.

Todos os cinzeiros das áreas comuns do condomínio foram removidos já nesta terça-feira (21). Adesivos foram afixados nas portas dos elevadores e banners e placas espalhados pelas galerias centrais para informar a proibição. Os usuários do local receberão filipetas com informações sobre as medidas. A administração espera transformar o Conjunto Nacional em um ambiente ‘100% tabaco free’.

De acordo com Vilma Peramezza, gerente geral do prédio, o objetivo é acostumar os frequentadores com as mudanças que virão quando o fumo estiver proibido. “Na hora que a lei entrar em vigor, vamos ser obrigados a fazer a lei ser cumprida. Como atuar? Teremos que colocar um segurança atrás de cada pessoa?”, diz. Vilma estima que cerca de 30 mil pessoas circulem pelo prédio diariamente, por isso o conjunto optou por uma campanha educativa.
 
Entre 10h e 15h de quarta-feira, uma equipe do Hospital do Coração (Hcor) fará a medição do índice de monóxido de carbono nos frequentadores do edifício. Haverá também avaliação do aparelho respiratório das pessoas que fumam e dos fumantes passivos.
 
Conscientização
Enquanto a lei não entrar em vigor, Vilma diz que não haverá nenhuma medida coercitiva. “Não vamos proibir nada, queremos conscientizar as pessoas, mas não vamos fazer nenhuma proibição. Estamos começando a vender a ideia aos poucos. Quero ver se a gente consegue ter um tal nível de conscientização que quando a pessoa entre aqui já deixe o cigarro lá na rua, que as pessoas saibam que não pode fumar aqui.”

Fonte: G1

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais