A partir deste mês, os idosos ganharão um posto avançado da OAB-Subseção de Santos em 13 bairros. Uma vez por mês, eles poderão se informar sobre as providências a serem tomadas para resolver problemas relacionados à família, violência, transporte, saúde, educação, consumo, entre outros temas que possam ocorrer.

Com este objetivo, a entidade lança hoje o Programa Promotores Comunitários de Bairros. A solenidade acontecerá, às 10 horas, na sede da OAB/ Santos. Inicialmente, 13 lideranças já foram escolhidas. A intenção é de que mais 11 bairros tenham representantes até o fim do ano.

As lideranças comunitárias atenderão os idosos em instituições dos bairros. O endereço, horário e o nome do promotor estão acessíveis na OAB. O telefone é 3226-5907.

DEMANDA

Integrante da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa, Regina Michelucci, afirma que o programa nasceu em consequência das constantes visitas desta parcela da população à entidade em busca de informações ou para denunciar casos de injustiça. A advogada não faz ideia das demandas que surgirão em cada localidade. "Não é possível. Devido às características de cada bairro, os problemas serão diferenciados".

Todos os promotores são voluntários. "Eles não vão entrar com petição na Justiça, mas irão orientar e encaminhar para o lugar certo onde deverá ser resolvido o problema. Isso evita que o idoso fique batendo de porta em porta", esclareceu Regina Michelucci.

Na OAB/Santos, o projeto é coordenado pela Comissão de Direitos da Pessoa Idosa, da Comissão de Direitos Humanos e de um representante da diretoria. Além disso, há um Conselho Gestor, formado por seis entidades: Secretaria Municipal de Ação Social; Secretaria Municipal de Segurança; Serviço Social do Comércio; Sindicato dos Condomínios Prediais do Litoral; Fórum da Cidadania; Núcleo Comunitário de Apoio à 3ª Idade.

SERVIÇO -- HORÁRIO: 10 HORAS; LOCAL: SEDE DA OAB, NA PRAÇA JOSÉ BONIFÁCIO, 55, 1O ANDAR, CENTRO HISTÓRICO.

Fonte: Jornal A Tribuna

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais