Além de ecologicamente correta, a iniciativa gerou uma economia de 30% na obra.

 Ampliar a área social do prédio sem gerar alto custo e danos ao meio ambiente. Com esse objetivo, o síndico do “Condomínio Ana Costa”, no bairro da Encruzilhada, em Santos, optou pela utilização de madeira e vidro na construção do salão de festas do condomínio.

A obra tem um diferencial: a maior parte do material foi adquirida em demolições e reformas de edifícios. “Ao passar em frente de um prédio que estava sendo destruído, tive a ideia de aproveitar a madeira, portas e janelas”, conta o síndico José Roberto Mathias, que também é marceneiro.

Ele revela que após muita negociação com várias empresas e ferros-velhos, o condomínio adquiriu portas, vidros e madeira a um preço bem abaixo do mercado. “Conseguimos 22 portas, uma pia, luminárias e madeira para o acabamento. Como a maior parte do material é de segunda mão, tivemos uma economia média de 30% no custo total da obra”, destaca Mathias.

Além da economia, o síndico optou pela madeira para construir o espaço . “A maioria dos salões de festas é erguida com alvenaria, que gera grande impacto ao meio ambiente, como o acúmulo de entulho. A escolha da madeira foi a melhor saída para o meio ambiente, além de gerar um espaço mais aconchegante e diferente dos demais”, explica Mathias.

Hábito – O salão de festas não é o primeiro ambiente do “Condomínio Ana Costa” montado a partir de material reutilizável. Além da área verde, os jardins disponibilizam aos moradores um agradável espaço social. “Usamos a criatividade para equipar os jardins com bancos, mesas e cadeiras de segunda mão”, afirma Mathias. O resultado foi uma área de convivência para conversar, ler e interagir com o condomínio, que também ficou mais bonito com estátuas também adquiridas em demolições e reformas de edifícios da cidade.  
 
 
 


O salão de festas foi erguido com portas e madeira de segunda mão



Moradores comemoraram a inauguração do salão com um churrasco



O síndico exibe, com orgulho, a estrutura do salão de festas do condomínio



Os jardins disponibilizam aos moradores uma área agradável de convivência



Estátuas são os mais novos equipamentos da área de convivência do prédio



Fachada do “Condomínio Ana Costa” na Rua Guedes Coelho, em Santos 

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais