Liderança, iniciativa, zelo e muito jogo de cintura. Essas são apenas algumas das características do síndico, profissional que homenageamos no dia 30 de novembro.

Solucionar o desentendimento entre vizinhos, fazer o cachorro parar de latir, providenciar o conserto do encanamento, contratar e pagar funcionários, além de ampliar a área de lazer, garantir a segurança, tudo isso reduzindo os custos.

Por tudo isso, o síndico é um dos principais personagens da vida em condomínio. É ele quem administra e executa os itens acordados em assembleia, além de representar legalmente o bem comum. Para lidar com tamanha responsabilidade, é preciso ter liderança, senso crítico, idoneidade e atuação proativa.

Não é à toa que o perfil da função tem mudado. A ideia da eleição de um aposentado para assumir a gestão de um condomínio, porque ele tem mais tempo, é ultrapassada. “O síndico tem de estar preparado para resolver todos os desafios da gestão condominial, que se tornam mais complexos a cada dia”, explica o presidente do Sicon, Rubens Moscatelli.

São vários novos desafios. Um síndico precisa administrar o descarte de lixo de acordo com as novas regras ambientais. Outro exemplo é a necessidade de instalar equipamentos de segurança mediante ao aumento da violência. “Viver em condomínio é viver em sociedade e administrá-lo é um desafio que muda à medida que ela avança”, destaca o presidente do Sicon.  

Capacitação – Para suprir as necessidades que síndicos e moradores enfrentam diariamente, o Sicon promove regularmente cursos em diversas áreas condominiais.

O sindicato também oferece atendimento nas áreas jurídica e administrativa: defesa trabalhista, ações de cobranças de inadimplentes, prestação de contas, ressarcimento de danos, rescisão contratual e indenizações contra prestadores de serviços, entre outros. A entidade promove ainda o aprimoramento dos associados e profissionais do setor através de palestras bimestrais gratuitas abertas ao público geral.

Os interessados podem contatar a entidade por meio do site www.sicon.org.br e do telefone (13) 3326-3083.

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais