Observar a vestimenta e identificação dos funcionários do IBGE que realizam o Censo Demográfico 2010 desde o dia 1º de agosto. Esses são apenas alguns dos cuidados que síndicos e porteiros devem adotar para atender ao recenseamento do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - sem descuidar da segurança do condomínio.

Quem faz o alerta é o Sicon - Sindicato dos Condomínios Prediais do Litoral de São Paulo. O presidente da entidade destaca que o setor é um dos principais parceiros do Censo. "São os porteiros que vão permitir que os recenseadores acessem os condomínios e façam a pesquisa de dados. Por isso, o setor deve se preparar para viabilizá-la sem prejuízo para seus moradores", ressalta Rubens Moscatelli.

O Sicon orienta aos síndicos e porteiros dos condomínios do litoral paulista a ficarem atentos aos uniformes dos recenseadores, que vestem colete azul e boné com logotipo do IBGE, além de portarem crachá visível, com nome, número de matrícula e foto. A identificação pode ser confirmada por meio de ligação gratuita para o telefone 0800-7218181, das 8h às 22h, e pelo site do IBGE na Internet, no link www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php.

Outra atitude que pode facilitar a ação dos recenseadores e preservar a segurança condominial é destinar um local para o Censo. "Em caso de consenso dos moradores, o condomínio pode destinar o salão de festas para o fornecimento dos dados, que é obrigatório para todos os brasileiros", explica Rubens Moscatelli.

O presidente do Sicon também informa que outra opção para os moradores é preencher o questionário do Censo 2010 pela Internet. Nesse caso, durante a visita do recenseador ao condomínio, o morador deverá solicitar esta opção. O recenseador entregará uma carta lacrada, que contém as instruções para acessar o questionário em um site específico.

Quem não responder ao censo poderá ser multado em até dez salários mínimos (R$ 5.100).

Mais informações no site www.ibge.gov.br.

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais