Brasil existam 78 milhões desses bichinhos. Para seus donos, cães e gatos são tratados como filhos. E como grande parte das famílias brasileiras reside em condomínios, os animais de estimação são temas recorrentes nas assembleias de moradores.

Um estudo realizado pela administradora de condomínios líder em São Paulo apontou os cachorros como o primeiro item do ranking das broncas com 30% do total de reclamações, em seguida as vagas de garagem aparecem com 25%, vazamentos com 12% e problemas com crianças e adolescentes 8%.

Mas, como todos os transtornos da vida em condomínio, os problemas com cães têm solução. O presidente do Sicon destaca que o cumprimento das regras condominiais é o primeiro passo. "Moradores donos de animais de estimação devem cumprir as normas definidas na convenção condominial. Nelas ficam registrados os direitos e deveres do condomínio e as formas de gestão. Contudo, a convenção não pode mudar o que está estabelecido no Código Civil e na lei 4.591/64", explica Rubens Moscatelli.  
Confira dicas do Sicon para evitar problemas com seu bichinho de estimação:

Não circule com seu cão nas áreas comuns do edifício e nem permita que ele fique passeando no hall do andar.
Sempre que entrar ou sair do edifício leve o cão preso à guia. Utilize somente o elevador de serviço.
Se o cão for de pequeno porte poderá ser carregado no colo. Se de grande porte, deve ser mantido com guia bem curta para evitar que pule nas pessoas.
Se de alguma forma apresentar algum risco por ser de guarda, apesar de um cão deste tipo ser totalmente inadequado para a convivência em um edifício, faça uso de uma focinheira.
Não permita que seu cão suje as dependências do edifício, inclusive o elevador. Sempre que sair para passear não se esqueça de levar sacos plásticos para recolher as necessidades de seu cãozinho.
Não permita que seu cão crie o hábito de latir a toda hora. A lei do silêncio existe e deve ser respeitada.
É muito importante para o cão de apartamento praticar exercícios e caminhadas diárias para que possa descarregar energias e manter-se mais tranqüilo.
Ao passar o fim de semana fora de casa, não deixe o cão sozinho no apartamento. Fatalmente, sentindo a falta dos donos, irá latir o dia inteiro.
Fonte - União Protetora dos Animais do estado de São Paulo

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais