Com o aumento da expectativa de vida e outros fatores sociais, como o grande número de acidentes domésticos que ocorrem na terceira idade, cresce a cada dia a necessidade de atenção ao idoso.
Segundo dados do Ministério da Saúde, no primeiro quadrimestre de 2010 foram registrados mais de 10 mil casos de fratura de fêmur em idosos, sendo a maioria deles dentro de casa.

Diante desse cenário, o Sicon - Sindicato dos Condomínios Prediais do Litoral Paulista - vai apoiar a capacitação de funcionários e colaboradores de edifícios para cuidados voltados aos moradores idosos, principalmente os que moram sozinhos.

A capacitação, que deverá ser realizada em parceria com a iniciativa privada, será promovida pela Prefeitura Municipal de Santos, por meio da Seas - Secretaria de Ação Social. "Queremos que os idosos vivam com qualidade, perfeitamente integrados à sociedade, e com o acompanhamento das pessoas responsáveis pelos condomínios e até mesmo os vizinhos", explica  o secretário de Assistência Social, Carlos Teixeira Filho.   

O presidente do Sicon destaca a importância da iniciativa. "Viver em condomínio é viver em sociedade. A capacitação vai incentivar o cuidado mútuo e a diminuir o risco de acidentes envolvendo idosos que, em muitos casos, vivem sozinhos em apartamentos", diz Rubens Moscatelli.

Cartilha - Esta não será a primeira parceria do Sicon com a Seas. No ano passado, o sindicato colaborou na elaboração da cartilha "Condomínio Solidário - A Cidade que Respeita os Idosos".
A publicação, lançada pela Prefeitura Municipal de Santos com apoio do Conselho Municipal do Idoso, reúne recomendações importantes para os idosos e também para os seus vizinhos.

Veja algumas dicas:

» Desenvolva um bom relacionamento com sua vizinhança
» Informe a um vizinho nome, endereço e telefone de parentes próximos
» Coloque documentos e carteirinha do convênio médico em um lugar visível para serem encontrados com facilidade no caso de emergência.

Informações sobre ações municipais voltadas aos idosos podem ser obtidas pelo telefone 3219-6769. O Sicon também disponibiliza material informativo através do site www.sicon.org.br. Mais informações pelo telefone do sindicato 3326-3083.

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais