Com o boom imobiliário registrado na Baixada Santista, motivado principalmente pelos investimentos do pré-sal na Bacia de Santos, o Sicon - Sindicato dos Condomínios Prediais do Litoral Paulista - alerta para a necessidade da adoção de ações voltadas à preservação do meio ambiente pelos novos empreendimentos imobiliários e também pelos condomínios já instalados na região.

Os chamados condomínios sustentáveis já são realidade no cenário regional, mas o setor precisa se modernizar para impedir o impacto ambiental. "Felizmente, muitos dos condomínios recém-erguidos em Santos já contam com sistema de energia solar, água reaproveitada e foram construídos com madeira com selo verde. Entretanto, os prédios mais antigos precisam se adequar às novas normas ecológicas para evitar danos ambientais, que certamente virão devido ao grande crescimento imobiliário local", destaca o presidente do Sicon, Rubens Moscatelli.

Com o objetivo de incentivar ações sustentáveis, o Sicon promove ações educativas junto aos associados, entre elas a orientação sobre o consumo e uso da água no ambiente condominial.

O sindicato também presta orientações sobre a instalação de sistemas de reaproveitamento de água e o cumprimento da Lei Estadual nº 12.520, que obriga prédios com mais de 50 apartamentos, shoppings e empresas de grande porte a realizarem a coleta seletiva do lixo, acondicionando separado de papel, metais, vidro, plástico, além de materiais orgânicos e não-recicláveis.

O Sindicato destaca as três principais ações que os síndicos podem para tornar um condomínio comum em um condomínio sustentável:

1. Conscientize
Afixe material educativo sobre as vantagens de adotar medidas sustentáveis no quadro de avisos ou no elevador.

2. Reunião de condomínio.
Inclua o tema na pauta das reuniões e assembleias condominiais. A explicação das vantagens, inclusive econômicas, é o primeiro passo para convencer os condôminos a adotarem ações sustentáveis.

3. Ações
Depois de aprovadas em assembleia, estabeleça um cronograma e plano de execução das ações sustentáveis. Confira 10 dicas que podem tornar um condômino mais verde:

1 - Varrição da calçada e pátio no lugar de lavá-los
2 - Construção de cisternas para a captação e o aproveitamento da água de chuva
3 - Instalação de medidores individuais de gás e água para incentivar a redução do consumo
4 - Ajardinação de calçadas e terraços para aumentar a área permeável
5 - Substituição de torneiras por modelos com temporizador, que gastam menos água
6 - Criação de pomar e herbário
7 - Implantação do processo de coleta seletiva de lixo
8 - Instalação de luzes com sensores de presença nas áreas comuns
9 - Instalação de placas de energia solar para aquecer a água do chuveiro
10 - Troca da churrasqueira por uma à base de gás natural, que não libera fuligem

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais