http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/policia-militar-faz-cartilha-para-seguranca-no-verao/?cHash=28b4c112a9817822d9eaa4e0cfa025af


Atribuna.com.br   10/12/15

Com a sensação de insegurança presente, contrastando com os dados oficiais de queda na criminalidade, a Polícia Militar lançou uma cartilha de orientação aos turistas que virão à Baixada Santista durante a temporada de verão.

São 63 dicas de segurança nas estradas, no mar, na praia, em casa e no veículo. No documento, entre orientações conhecidas e já adotadas pela população, a PM recomenda não ostentar objetos de valor, como anéis, pulseiras e tornozeleiras, não andar sozinho no calçadão da praia, desconsiderar pequenos empurrões ou insultos verbais e até evitar "deixar as janelas abertas, mesmo se estiver em casa".

> Veja a cartilha com orientações da PM

Nas rodovias, onde casos de roubos e arrastões têm ocorrido com frequência nas últimas semanas, o motorista deverá trafegar com os vidros fechados, conforme a PM, para evitar a ação de bandidos.

A polícia sugere também que se evitem conversas longas diante de casa e que não se façam confraternizações com a residência totalmente aberta, principalmente à noite.

"Parte da segurança se inicia com o próprio cidadão. É nossa responsabilidade, mas a participação do cidadão também é importante", defende o capitão André Bonifácio, porta-voz da PM na região. "Tudo começa com prevenção e esclarecimento das pessoas".

Essa cartilha está disponível no site e nas redes sociais da corporação, o que, na opinião do capitão, é suficiente para que os turistas tomem conhecimento das orientações. "Nós temos tido resultado positivo".

Questionado, Bonifácio nega que a cartilha passe a impressão de deficiência na segurança. Afirma que as dicas são importantes para quem é turista, principalmente em uma época em que, de acordo com ele, a população chega a triplicar na região. "Nossa intenção é alertar, é um esclarecimento da maior possibilidade de se manter em segurança. A pessoa segue se achar que é bom para si".

Operação Verão

Com a Operação Verão, as cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira contarão com reforço de 2.182 policiais militares e 141 viaturas a partir do próximo dia 19.

O efetivo extra, que ficará na região por 60 dias, participará do patrulhamento nos locais mais frequentados dos municípios, como orla, pontos turísticos e áreas de grande concentração de pessoas.

Cubatão participará da operação pela primeira vez, recebendo 40 PMs a mais. Mesmo que a Cidade não tenha praia e não seja um destino turístico no verão, a preocupação é com as ocorrências nas rodovias que cruzam o Município.

Guarujá receberá a maior parte do efetivo, 441 policiais, seguida por Praia Grande (395) e Santos (318).

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais