Você é inquilino? Sabe dos seus direito de participar de uma assembleia? Veja o Com a Palavra..." da nossa advogada Daniele dos S. Gois.

A difícil vida de um Inquilino

Muito se houve falar acerca do preconceito que os inquilinos sofrem dos proprietários das unidades habitacionais.

Dizem que não são cuidadosos com o patrimônio comum ou sequer interessados pela sua administração, pelo simples fato de não serem proprietários.

Ocorre que muitos locatários são cuidadosos, sim, com o patrimônio que detêm a posse, por considerarem o local como seu lar, ou simplesmente por serem pessoas responsáveis como tantas outras.

Há aqueles que são extremamente interessados na vida condominial, participando ativamente das assembleias mediante procuração do locador e disputando até eleição para tornarem-se síndicos.

Ora, se compete ao inquilino o pagamento da cota condominial, nada mais normal que ele queira saber a destinação do seu dinheiro.

Entretanto, muitos inquilinos deixam de acompanhar, como meros ouvintes, as assembleias condominiais por impedimento dos proprietários ou pela própria falta de conhecimento sobre seus direitos e, desse modo, são vistos como desinteressados.

Pois bem, para a surpresa de muitos distraídos, diversos são os proprietários que não demonstram qualquer interesse pela massa condominial e não exercem nenhum de seus direitos. E pior, dilapidam o bem comum.

Ser proprietário não é sinônimo de cuidadoso ou responsável. O zelo é questão de consciência de cada um, característica pessoal que independe de posses. Portanto, sejamos no mínimo mais educados com os inquilinos.




Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais