(19/12/2016)  A  aplicação  de  medidas simples tomadas pelos turistas que  pretendem  visitar  o  litoral  paulista  durante a temporada podem evitar  problemas  de  abastecimento  de água no imóvel. Antes da viagem, a Sabesp  recomenda  verificar  se  as  contas de consumo estão pagas e providenciar  previamente  a  lavagem da caixa d'água (medida que deve ser tomada a cada  seis  meses). Já ao chegar à residência, é preciso verificar se o registro  do imóvel está aberto.


Durante  a  alta  temporada, as cidades litorâneas chegam a quintuplicar a  sua  população.  Dentre os problemas mais comuns identificados pela Sabesp  nesses períodos, a superlotação dos imóveis, cujas instalações hidráulicas  e  caixa  d'água não atendem ao número de pessoas de forma adequada, o que  impacta  no  abastecimento. Muitas vezes, verifica-se que casas projetadas  para até cinco pessoas acabam abrigando de 20 a 30 pessoas.


"No  período  da alta temporada, com a quantidade de pessoas no litoral de  São  Paulo,  incluindo  a  população  fixa  e turistas, o deslocamento das  equipes  da Sabesp é dificultado e demanda tempo. Muitas vezes os técnicos  chegam  ao  local  da  'falta  d'água'  e  identificam que o problema é um  registro  fechado. Com isso, um atendimento real, que precisaria ser feito  com  urgência  do  outro lado da cidade, acaba prejudicado", explicou José  Bosco Fernandes de Castro, superintendente da Sabesp no Litoral Norte.

Segundo  o  superintendente  da  companhia na Baixada Santista, João Cesar  Queiroz Prado, mais de 20% das ligações à Central de Atendimento durante a  temporada  são  de  casos  em que a responsabilidade não é da Sabesp: "São  residências  superlotadas,  registros  fechados,  falta  de caixas d'água,  vazamentos  internos  e  até  mesmo  cortes  no  fornecimento por falta de  pagamentos.  Por  este  motivo  é muito importante observar as instalações  hidráulicas assim que chegar ao imóvel de veraneio", recomenda.

A importância da caixa d'água



Pesquisa  de  Satisfação realizada com clientes da Sabesp no Litoral Norte  apontou  que só nessa região 35% dos moradores não possuem caixa d'água. É  fundamental  que  a  população  tenha  caixa  d'água para que, em casos de
interrupção   no   abastecimento,   como  em  manutenções  programadas  ou
emergenciais,  o  cliente  tenha  seu consumo garantido. A medida também é  necessária para quando o morador fizer algum reparo interno na residência.


As  caixas  d'água devem estar adequadas às características e ao número de
ocupantes   do   imóvel   para   garantir   o  consumo  interno  de  água,
independentemente  ao  abastecimento  público  por,  no  mínimo, 24 horas.
Trata-se de um equipamento obrigatório, previsto em legislações municipais  e  pela  Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Uma caixa d'água  de  500  litros  atende plenamente um imóvel com três pessoas, com consumo  médio  de  450  litros  por  dia.  Para uma família de quatro pessoas, por  exemplo,  cujo  consumo  está  na  média de 600 litros, o tamanho ideal do  reservatório  é  de  1.000  litros.  A caixa d'água de 1.000 litros atende  satisfatoriamente  um imóvel com até seis pessoas, cuja média de consumo é  de 900 litros por dia.


Vai para o litoral? Confira dicas importantes da Sabesp:


- Informe-se se a fatura de água está com o pagamento em dia.



- Ao entrar no imóvel verifique se o registro encontra-se aberto.


-   Peça  informações  sobre  as  instalações  internas  (canos),  limpeza
periódica e dimensão da caixa d'água.


-  Em  caso  de  problemas  com  abastecimento, ligue gratuitamente para a  Central de Atendimento, que funciona 24 horas pelo 195.


-  O  consumo de água aumentou sem que houvesse grandes mudanças dentro de  casa?  Verifique  a  existência  de  vazamentos internos, a eficiência dos  equipamentos domiciliares no seu imóvel e seus hábitos.


-  Para  os  moradores,  o  monitoramento periódico do registro de consumo  possibilita  identificar  rapidamente  um  aumento  causado  por vazamento  interno,  sem  ser  preciso esperar a próxima conta. A ação corretiva pode  ser  adotada rapidamente, evitando desperdício. Quando uma alta do consumo  é  identificada pela Sabesp, na fatura do imóvel vai impressa uma mensagem  que  indica  a  importância  de  verificação  das  instalações hidráulicas  internas.


-  Grande  vilão  no  desperdício  de  água  de uma residência, o banheiro  representa  63%  de  toda  água  consumida. O chuveiro e a vaso sanitário,  juntos, representam 57% do consumo. Para isso existem equipamentos, como a  bacia  sanitária  com  caixa  acoplada,  que reduz a utilização de água na  descarga. Também é possível colocar um restritor de vazão no chuveiro e na  torneira, que contribui para economia da água utilizada.


Assessoria de comunicação da Sabesp
Telefone: (11) 3388-8555/ 8596 / 9327/ 8387

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