Protesto Extrajudicial de cota condominial

Há poucos meses, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao julgar o Recurso Especial n° 1.597.213 - SP, condenou um Condomínio da cidade do Guarujá ao pagamento de indenização por dano moral pelo protesto extrajudicial de um condômino inadimplente.

O protesto extrajudicial, criado pela lei Estadual nº 13.160/08, prevê a possibilidade de levar o nome do condômino inadimplente a protesto através do Cartório de Protesto de Títulos, antes de ingressar com uma ação judicial.

De acordo com o Recurso Especial, sob a alegação de que essa matéria não é de competência do Estado, a lei somente poderia ter sido criada pela União. O mesmo entendimento já havia sido declarado pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, no julgamento da ADIN 0209782-04.2010.8.26.0000.

Desse modo, além do protesto ter sua efetividade questionada, evitar um protesto extrajudicial livra o condomínio de danos em eventual ação indenizatória.

Dra. Daniele dos S. Gois, coordenadora do departamento jurídico

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais