A vida como ela é!!!

Viver em sociedade não é facil. Costumo dizer que mesmo dentro da própria família onde todos são criados com basicamente as mesmas regras e bases, inúmeros são os conflitos, que dirá fora deste ambiente.

É natural haver a discordância de posturas, opiniões e condutas. Mas a verdade é uma só: viver em sociedade é difícil, mas não é impossível. Entendo que a regra básica e primordial para todos é o respeito e empatia.

Vivemos hoje numa época de pouca tolerância e muito egocentrismo. No dia a dia dos condomínios são casos e mais casos de desentendimentos, discussões que geram tamanho mal estar, onde condôminos tomam medidas extremas, muitas vezes, que oneram o próprio bolso ou resultam na venda e troca de seu imóvel, o que obviamente não resolve o problema. Só muda de lugar.

Vemos inúmeros casos em que proprietários ingressam na justiça contra o próprio condomínio. Casos de omissão do síndico em tomar atitudes contra moradores ou até mesmo casos de ações trabalhistas envolvendo dano moral ocorrido no ambiente de trabalho. E a verdade é uma só: todos são prejudicados.

Muitas vezes enxergamos a vida de forma muito complicada, mas podemos ampliar nosso olhar e verificar que aquele lugar, aquele condomínio, aquele apartamento, foi escolhido e planejamentos foram feitos para acomodar sua família, para realizar um sonho, para ser feliz. E é ali onde nossas alegrias e tristezas são diariamente vividas , portanto, deve ser o mais harmonioso possível.

Grande parte do cotidiano e intimidade é dividido com vizinhos (querendo ou não). E no dia a dia lidamos com muitas diferenças. Alguns escutam musica sertaneja, outros rock, uns têm animais, outros não gostam deles, uns falam alto, outros baixo demais, e tantas outras diferenças, porém, não precisamos determinar o que é bonito ou feio ou "normal". Mas, precisamos deixar de lado as diferenças, pois elas não interessam para a regra da boa convivência diária, da boa vizinhança.

Então tenha como lembrete que viver em condomínio e viver em sociedade é um desafio, é saber lidar com obstáculos. É conviver com hábitos e características de outras pessoas. Mas o mais importante é respeitar e entender que vivemos no plural e não no singular.

E assim a vida segue seu caminho, e assim devemos viver a vida como ela é, tentando ao máximo fazê-la simples, descomplicada e harmoniosa!

Cristiane Sciannelli
Advogada trabalhista

Compartilhe

Veja outras notícias

Negociações coletivas encerradas para as bases territoriais de São Vicente, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

+

Leia mais

Atenção: Assembleia Geral Extraordinária - Negociação Coletiva 2024/2025 - Síndicos, participem!

+

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

+

Leia mais