DEIXAR OU NÃO OS SAPATOS NOS CORREDORES DO CONDOMÍNIO?

Maria Aparecida Carvalho, advogada SICON.

Devido a Pandemia mundial do Corona Vírus estamos passando por mudanças de hábitos e maneiras de encarar o mundo, isto inclui nossa moradia.
No caso do condomínio, nossas relações ficaram ainda mais intensificadas, com cuidados básicos de higiene, organização social, evitando todo e qualquer tipo de aglomeração para evitar a propagação do vírus.
Várias medidas estão sendo divulgadas e realizadas por todos nós.
Recebemos a orientação que uma destas medidas consiste em não entrar com sapatos dentro de casa. Como?
Retira-se o calçado na porta de entrada, coloca-o dentro de uma sacola, leve-o para limpar em local seguro com produtos específicos para isto.
Desta forma estaríamos evitando que o vírus entre na nossa casa através dos nossos calçados. Certo?

Esta forma é a expectativa.

Mas a realidade é totalmente outra.

As pessoas estão deixando seus calçados na porta de seus apartamentos, na área comum, no corredor.
Quando eu chego da rua e deixo meu sapato no corredor interno do condomínio, mesmo que seja na minha porta, estou deixando todo o corredor e todos que ali moram com a possibilidade de propagação.
Deixar os sapatos no corredor interno, do lado de fora da sua unidade, pode ocasionar varias outras situações danosas: imagine uma família com maior quantidade de pessoas, quatro pessoas, se cada um deixar um par de sapatos do lado de fora, teremos no mínimo oito sapatos, ou quatro pares, isso sem falar nos que utilizarem um novo par a cada dia.
E caso algum sapato venha a sumir, de quem será a responsabilidade? O dono do sapato irá falar com quem?
E o PIOR, se alguém tropeçar em um sapato e vier a cair? Vai cobrar de quem? Do dono do sapato e do condomínio, claro!
Não esquecendo que o funcionário do condomínio que limpa as áreas comuns irá manusear estes sapatos e estará correndo muito mais riscos que a maioria das pessoas, mesmo usando os equipamentos de segurança (EPIS).
Desta maneira, cabe ao síndico observar as condutas dentro do seu condomínio e buscar as melhores soluções. Consulte as regras que já constam no seu regimento interno ou convenção condominial. Busque soluções, amparado na lei, sempre.
Lembre-se que, neste momento de pandemia, podemos até abrir exceções, mas, sempre dentro do BOM SENSO, SEMPRE, não devemos usar a pandemia como desculpa para os abusos e erros.
Então, entendam: higienizar os sapatos não quer dizer deixá-los do lado de fora da sua unidade. E sim, retira-los e leva-los para dentro da sua casa e higieniza-los.
Outra medida salutar é deixar no seu tapete da entrada da porta (capacho), um pano com cloro e água, para você pisar com seus sapatos e os retirar dentro de casa.
A PANDEMIA é um problema que atinge todos nós. O conhecimento do problema e colaboração de todos, principalmente no local onde moramos, SALVA VIDAS. Neste momento somos todos um!

Dúvidas? Mande um email para sicon@sicon.org.br


Compartilhe

Veja outras notícias

DET (Domicílio eletrônico trabalhista),

+

Leia mais

Jornada 12x36

+

Leia mais

O Plano de Telemedicina mais completo do mercado

+

Leia mais